RSS

Praia da Gamboa do Morro de São Paulo


Destas praias mais tranqüilas e reservadas, a praia da Gamboa é a que fica mais próxima e com acesso mais fácil para Morro de São Paulo. Para chegar até a praia da Gamboa pode-se ir caminhando desde o cais de Morro de São Paulo ou com os barcos que saem deste. O tempo de caminhada é de cerca de 25 minutos e o percurso de barco, 10 minutos.

A praia da Gamboa possui uma longa e larga faixa de areia branca e um mar calmo, onde na maior parte predomina o fundo de areia. As águas da Gamboa se encontram com o canal de Taperoá (acesso à Valença), o que torna a cor da água em certos momentos um pouco escura. 

Em toda sua extensão a praia da Gamboa oferece aos visitantes uma boa estrutura com quiosques e restaurantes na beira da praia. Antes de chegar à praia a primeira surpresa aos turistas é a imensa parede de argila, que fica localizada no caminho para a praia. 


 
Dizem os nativos e moradores, que esta argila tem propriedades medicinais e os turistas a passam por todo o corpo quando estão por lá. Logo após a argila da Gamboa, está o Clube de Velas de Morro de São Paulo, onde estão à disposição vários tipos de embarcações para velejar. Uma parte da praia da Gamboa se chama Praia Linda e é neste ponto que fica a maioria das barracas de praia e também onde os turistas. 

Nas barracas você encontrará todas as delícias típicas da comida baiana e diversos petiscos de frutos do mar, além claro, de uma bebida bem gelada.

A maior parte dos frequentadores da praia da Gamboa são os moradores de Morro de São Paulo e ainda os que residem no povoado da Gamboa. Mas está sendo cada vez mais comum ver turistas usufruindo da calmaria e das belezas naturais da praia da Gamboa. 

No povoado que fica próximo a ponte onde desembarcam os barcos e lanchas pode-se encontrar algumas opções de pousadas e ainda uma excelente estrutura com comércio diversificado com farmácia, supermercado e restaurantes. Por isto, quem desejar aproveitar a praia da Gamboa além do dia terá a oportunidade de hospedar-se em alguma pousada e ainda desfrutar de um belo jantar num dos restaurantes do povoado. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário